Corinthians - Títulos
   Campeonato Brasileiro - 2011
Home Todos os Jogos Últimos Jogos Próximos Jogos História Títulos Jogos históricos Ídolos Escudos Curiosidades Hino + Corinthians Blog
 Campeonato
 Paulista
 1914
 1916
 1922/1923/1924
 1928/1929/1930
 1937/1938/1939
 1941
 1951/1952
 1954
 1977
 1979
 1982/1983
 1988
 1995
 1997
 1999
 2001
 2003
 2009
 2013
 2017/2018
 Rio - São Paulo
 1950
 1953/1954
 1966
 2002
 Copa do Brasil
 1995
 2002
 2009
 Campeonato
 Brasileiro
 1990
 1998
 1999
 2005
 2011
 2015
 2017
 Campeonato
 Brasileiro Série B
 2008
 Libertadores da
 América
 2012
 Recopa
 Sul-Americana
 2013
 Mundial de
 Clubes
 2000
 2012
 Pequena Taça do
 Mundo
 1953
 Outros títulos
 Corinthians
 Todos os Jogos
 Últimos Jogos
 Próximos Jogos
 História
 Títulos
 Jogos Históricos
 Ídolos
 Escudos
 Curiosidades
 Hino
 + Corinthians
 Mais Futebol
 Almanaque das
 Copas
 Todos os Jogos
 das Copas
 O Autor
 Quem sou
 Contato
 Minhas fotos
 Reconhecimento
 Colaboradores
 Outros Sites
 Site Oficial
 Outros Links

Compartilhe:

Campeonato Brasileiro - 2011

Quem acompanhou o início do Brasileirão 2011, deve ter pensado: “finalmente um campeonato que o Corinthians vai ganhar fácil”. Hum, Ledo engano. Nada é fácil para o Corinthians.

Até parecia, pois o time ficou invicto por 10 rodadas, com 9 vitórias e 1 empate. Apesar do início arrasador, o Timão só conquistou o título na última rodada.

A estréia ocorreu contra o Grêmio, em pleno Estádio Olímpico, no dia 22 de maio. Após sair atrás do placar, o Timão vira com Chicão e Liédson, e volta de Porto Alegre com os 3 primeiros pontos na bagagem.

Em seguida, vitória por 2 x 1 contra o Coritiba, em Araraquara.

Na sequência, dois cariocas, quatro pontos: 1 x 1 contra o Flamengo, no Engenhão e 2 x 0 contra o Fluminense, no Pacaembu, com dois gols de Willian.

A 5ª rodada, disputada no dia 26 de junho, foi uma das mais especiais da campanha: um sonoro 5 x 0 contra o São Paulo, com gols de Danilo, Jorge Henrique e três de Liédson! A Fiel vai a loucura e se vinga da goleada sofrida em 2005, no mesmo Pacaembu.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 5 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro de 2011"

O Bahia foi o adversário seguinte, fora de casa. Jogo difícil, mas Chicão fez de penalti o gol da vitória, aos 13 do 1º tempo.

Depois, vitórias sobre o que seria o vice-campeão Vasco por 2 x 1 no Pacaembu e por 1 x 0 contra o Atlético-GO, fora de casa.

O jogo seguinte, o 9º do campeonato, foi um jogo antecipado da 12ª rodada, contra o Internacional, no Pacaembu. Mais um jogo cardíaco, truncado, mas deu Timão: 1 x 0, com mais uma vez Willian salvando o Coringão!

E por falar em jogo cardíaco, o próximo foi outro. Corinthians x Botafogo, no Rio. O Corinthians fez 1 x 0 no final do 1º tempo. No 2º tempo, só pressão do Botafogo. Mas o Corinthians segurou firme e ainda matou o jogo aos 46 minutos, com Paulinho: 2 x 0 e mais 3 pontos.

Bom, o campeonato tinha 2 meses de disputa e ainda estávamos invictos, com 28 pontos, com o Flamengo logo atrás... a Fiel estava mal acostumada, mas sabia que uma hora o time ia perder... e foi na rodada seguinte: 1 x 0 para o Cruzeiro, em pleno Pacaembu.

Como todo mundo aqui sabe que o Corinthians às vezes "se perde" e gosta de fazer sofrer, mais um derrota na sequência: 3 x 2 contra o Avaí, na Ressacada.

O próximo jogo, no Pacaembu, era pra espantar a crise e golear. Corinthians x América MG... lanterna do campeonato x líder, estádio lotado. Mas o Corinthians gosta de complicar jogo fácil... Jogando muito mal, o Timão sofreu pra ganhar por 2 x 1. Foi o pior jogo do Timão, até aquela altura do campeonato. Bom, o que importa era os 3 pontos, fundamentais naquela altura.

Na sequência, 3 empates, que empacaram o time no caminho do título: 1 x 1 contra o Atlético PR, em Curitiba; 0 x 0 contra o Santos, na Vila, em jogo adiado da 5ª rodada; e 2 x 2 contra o Ceará, no Pacaembu, num desses jogos que todo mundo sabe que esses 2 pontos perdidos podiam fazer falta lá no fim...

No dia 17 de agosto, uma das vitórias mais emblemáticas do Brasileirão, contra o Atlético MG: 3 x 2, depois de terminar o 1º tempo perdendo por 2 x 0. Emerson, aos 4 minutos do 2º tempo, Alex, aos 8 e Liédson, aos 29, decretaram a virada histórica em cima dos mineiros.

O final do 1º turno não foi exatamente o que a torcida esperava: derrotas para o Figueirense por 2 x 0, no Pacaembu e para o Palmeiras por 2 x 1, em Presidente Prudente.

Apesar dos tropeços no final do turno, terminamos na liderança.

2º Turno

Se o primeiro turno, principalmente no início, o Timão foi soberano, o segundo foi de altos e baixos. O primeiro jogo, apesar da vitória, teve altas doses de sofrimento: vitória por 3 x 2 sobre o Grêmio, no Pacaembu.

Depois, derrota para o Coritiba, fora de casa, por 1 x 0.

No dia 08 de setembro, o Pacaembu viveu uma das noites históricas de Coringão. Corinthians x Flamengo. Jogo aguardado há muito tempo. Deivid abriu o placar para o Flamengo aos 28 da primeira etapa. Placar que se manteu inalterado até o fim de 1º tempo. A torcida do Corinthians estava inflamada. Um dia antes, o Timão tinha perdido a lidenrança e precisava da vitória para reaasumir a ponta. Aos 17 minutos da etapa final, Liédson marca e empata para o Coringão! Mais pressão... tempo passando... 43 minutos. Liédson marca o gol da vitória, para delírio de mais de 38 mil torcedores no estádio e de milhares espalhados pelo Brasil. Com certeza, um dos jogos chaves da campanha!

Nos três jogos seguintes, apenas um ponto: derrotas para Fluminense, por 1 x 0 (fora), Santos, 3 x 1, no Pacaembu e empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.

Após esses três maus resultados, três bons resultados na sequência: vitória contra o Bahia por 1 x 0, em casa, empate fora de casa por 2 x 2 contra o Vasco (time que seria o adversário pelo título até a última rodada) e vitória por 3 x 0 contra o Atlético GO, na estréia de Adriano. Alías, essa vitória contra o time de Goiânia foi a última conquistada de forma tranquila, fácil... deli pra frente, só jogo pra cardíaco!

Na duas rodadas seguintes, duas vinganças: o Botafogo veio aqui e se vingou dos 2 x 0 do primeiro turno e fomos até Belo Horizonte descontar o 1 x 0 contra o Cruzeiro.

A seguir, empate importante fora de casa, contra o Internacional. Alex, ex-colorado, marcou de falta o gol de empate, aos 44 do 2º tempo.

Como eu sempre digo: quer sofrer, passar nervoso e sufoco? Vá ver um jogo do Corinthians no Pacaembu contra time pequeno. O Corinthians tem o dom de complicar e sofrer nos jogos consideráveis fáceis. Dia 30 de outubro mostrou muito bem o que é isso. O Timão recebeu o Avaí, time que seria rebaixado para a série B ao fim do campeonato. Sinônimo de 3 pontos garantidos? Hum, aqui é Corinthians. O time catarinense abre o placar aos 12 do 1º tempo e segura o resultado até o intervalo. Para piorar a chuva caía estilo "fim do mundo" no Pacaembu. Emerson Sheik, aos 16 minutos da etapa final, empata para o Timão. Aos 32, sempre ele, Liédson, resolve mais uma vez e salva o Timão.

O jogo seguinte talvez tenha sido o maior fiasco e maior decepção do Coringão no campeonato.
Corinthians x América MG, time praticamente rebaixado para a série B naquele ocasião. O jogo foi disputado em Uberlândia, mas 90% da torcida no estádio era do Timão. Não sei o que deu no time do Corinthians naquele dia, mas o América venceu por 2 x 1, marcando o gol da vitoria aos 42 minutos da etapa final. A Fiel não acredita e já começa a ter certeza de uma coisa: o sofrimento ia ser até o fim. Até a última rodada. E o Vasco logo atrás da gente, empatados em número de pontos, mas com uma vitória a menos.

Após esse vexame, parece que o time acordou. Venceu o Atlético PR em casa, se bem que na base do sofrimento de novo. Após fazer 2 x 0 em 5 minutos de jogo, uma goleada parecia que estava vindo por aí. No início do 2º tempo, Paulo Baier faz o gol do Atlético e transforma um jogo fácil em mais um sufoco. O time paranaense ainda mandou duas bolas na trave, mas ficou nisso: 2 x 1 e liderança mantida. E o Vasco tb ganhou...

Na rodada seguinte, tivemos uma grande ajuda de nosso rival Palmeiras. Enquanto o Timão venceu o Ceará fora de casa por 1 x 0, gol de Ramires aos 35 do 2º tempo, o Vasco apenas empatava contra o time de verde, no Pacaembu, aumentando a diferença para 2 pontos, que permaneceria até a última rodada.

No dia 20 de novembro, mais uma vez o Pacaembu foi palco de um jogo histórico. O adversário da vez foi o Atlético MG. O Corinthians não apresentou um bom futebol e o 1º tempo termina sem gols. Na etapa final, logo aos 9 minutos, o time mineiro abre o placar no Pacaembu. Outra vez sofrido? Para piorar, o Vasco tinha vencido o seu jogo um dia antes, abrindo 1 ponto para o Timão. Não podíamos perder de jeito nenhum. Quem apareceu para começar a reação corintiana? Liédson, sempre ele. Aos 32 minutos, o Levezinho empata de cabeça e faz tremer o Pacaembu. A pressão continuava... E adivinha quem fez o gol virada? Adriano, que já estava em campo desde os 22 minutos do 2º tempo. 44 minutos. Emerson Sheik puxa contra-ataque e toca para o Imperador marcar o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Se o Pacaembu não caiu naquele momento, não cai nunca mais. Fim de jogo: mais um 2 x 1 pra coleção!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 2 x 1 Atlético MG - Campeonato Brasileiro de 2011"

Na penúltima rodada, o que não faltou foi emoção. Fomos até Santa Catarina enfrentar o Figueirense, que vinha embalado rumo a Libertadores. No Rio, o Vasco enfrentava o Fluminense. Se o Corinthians ganhasse o jogo e o Vasco não vencesse o clássico carioca, o Timão conquistaria o título antecipadamente. Aos 22 minutos do segundo tempo, Liédson marca para o Timão e deixa o time com a taça na mão... o jogo do Rio tinha 5 minutos de atraso em relação ao jogo do Timão. Aos 31 minutos, o Vasco abre o placar. Não éramos mais campeões... Aos 38, o Fluminense empata e deixa o Timão outra vez com a mão na taça... Enquanto isso, fim de jogo em Santa Catarina. O Corinthians vence o jogo e aguarda o fim do jogo do Engenhão para comemorar o penta! Mas como todo mundo sabe que nada é fácil para o Corinthians, o Vasco marca o gol da vitória, aos 45, frustrando a conquista antecipada... azar do Palmeiras: o Penta ia vir em cima deles!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Figueirense - Campeonato Brasileiro de 2011"

O Jogo do Título

4 de dezembro de 2011. O dia amanhece triste para a Fiel. Sócrates, o Doutor da Bola, falece em São Paulo, vítima de infecção de origem intestinal, após passar alguns meses lutando contra uma cirrose. O Corinthians entra em campo no Pacaembu para conquistar o seu 5º título do Brasileirão e homenagear um de seus maiores ídolos. Ao Timão, bastava um empate. Se perdesse, deveria torcer para que o Vasco não ganhasse do Flamengo, no Rio.

O jogo foi truncado e nervoso do início ao fim. Aos 29 do primeiro tempo, o Pacaembu fica mais tenso: gol do Vasco no Rio. Na segunda etapa, o Timão volta melhor e busca o gol que afastaria de vez qualquer ameaça. Não fizemos, mas o Flamengo fez, aos 9 do segundo tempo. E ficou nisso!

Corinthians! Penta Campeão Brasileiro!

Na seleção oficial do campeonato (CBF), dois nomes: Ralf e Paulinho.

Na Seleção do Prêmio Bola de Prata, dois nomes: Paulo André e Paulinho.

No Troféu Mesa Redonda (Gazeta Esportiva), sete nomes: Júlio César, Leandro Castán, Ralf, Paulinho e Alex. Willian foi eleito a revelação e Tite o melhor técnico.

O artilheiro do Timão foi Liédson, com 12 gols.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 0 x 0 Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2011"


Em pé: Alessandro, Danilo, Danilo Fernandes, Leandro Castán, Paulo André, Ralf, Júlio César, Chicão e Adriano;
Agachados: Willian, Emerson Sheik, Edenílson, Paulinho, Liédson, Fábio Santos, Welder, Jorge Henrique e Alex.


O jornal do dia seguinte
(Foto: Arquivo Victor Hugo)


O troféu do Penta
(Foto: Arquivo Victor Hugo)

Campanha - Campeonato Brasileiro de 2011
22/05/2011 Grêmio RS 1 X 2 Corinthians SP
29/05/2011 Corinthians SP 2 X 1 Coritiba PR
05/06/2011 Flamengo RJ 1 X 1 Corinthians SP
12/06/2011 Corinthians SP 2 X 0 Fluminense RJ
26/06/2011 Corinthians SP 5 X 0 São Paulo SP
29/06/2011 Bahia BA 0 X 1 Corinthians SP
06/07/2011 Corinthians SP 2 X 1 Vasco da Gama RJ
10/07/2011 Atlético GO 0 X 1 Corinthians SP
14/07/2011 Corinthians SP 1 X 0 Internacional RS
20/07/2011 Botafogo RJ 0 X 2 Corinthians SP
24/07/2011 Corinthians SP 0 X 1 Cruzeiro MG
31/07/2011 Avaí SC 3 X 2 Corinthians SP
03/08/2011 Corinthians SP 2 X 1 América MG
07/08/2011 Atlético PR 1 X 1 Corinthians SP
10/08/2011 Santos SP 0 X 0 Corinthians SP
14/08/2011 Corinthians SP 2 X 2 Ceará CE
17/08/2011 Atlético MG 2 X 3 Corinthians SP
20/08/2011 Corinthians SP 0 X 2 Figueirense SC
28/08/2011 Palmeiras SP 2 X 1 Corinthians SP
31/08/2011 Corinthians SP 3 X 2 Grêmio RS
04/09/2011 Coritiba PR 1 X 0 Corinthians SP
08/09/2011 Corinthians SP 2 X 1 Flamengo RJ
11/09/2011 Fluminense RJ 1 X 0 Corinthians SP
18/09/2011 Corinthians SP 1 X 3 Santos SP
21/09/2011 São Paulo SP 0 X 0 Corinthians SP
25/09/2011 Corinthians SP 1 X 0 Bahia BA
02/10/2011 Vasco da Gama RJ 2 X 2 Corinthians SP
09/10/2011 Corinthians SP 3 X 0 Atlético GO
12/10/2011 Corinthians SP 0 X 2 Botafogo RJ
16/10/2011 Cruzeiro MG 0 X 1 Corinthians SP
23/10/2011 Internacional RS 1 X 1 Corinthians SP
30/10/2011 Corinthians SP 2 X 1 Avaí SC
06/11/2011 América MG 2 X 1 Corinthians SP
13/11/2011 Corinthians SP 2 X 1 Atlético PR
16/11/2011 Ceará CE 0 X 1 Corinthians SP
20/11/2011 Corinthians SP 2 X 1 Atlético MG
27/11/2011 Figueirense SC 0 X 1 Corinthians SP
04/12/2011 Corinthians SP 0 X 0 Palmeiras SP

Campanha - Campeonato Brasileiro de 2011
J V E D GP GC
38 21 8 9 53 36


Compartilhe:

Voltar para o início da página


Home  |  Todos os Jogos  |  História  |  Títulos  |  Jogos Históricos  |  Ídolos  |  Escudos  |  Curiosidades  |  Hino  |  + Corinthians  |  Mapa do Site

Quem sou  |  Contato  |  Minhas Fotos  |  Reconhecimento  |  Colaboradores  |  Créditos e Agradecimentos
© 2007 - 2018 Victor Hugo Brizotto Garcia

Envie seu comentário, crítica ou sugestão para contato@todopoderosotimao.com Curta o Todo Poderoso Timão no Facebook!
Siga o Todo Poderoso Timão no Twitter!
Siga o Todo Poderoso Timão no Instagram!